Diário da Drogaria 002 – Tomar Remédios Com Colher é Correto?

Diário da Drogaria 002 – Tomar Remédios Com Colher é Correto?

Diário da Drogaria 002 – Tomar Medicamentos com uma Colher é Correto?

Tomar medicamentos com uma colher é correto? Não, não é correto. As medidas das colheres são diferentes e muitas vezes não conseguimos colocar a mesma quantidade do medicamento na colher.

A maioria dos medicamentos, suplementos e produtos naturais líquidos e em pó vem acompanhado de um medidor para a utilização do produto. Se acontecer a perda deste medidor ou a pessoa esquecer o medidor em casa e precisa tomar o produto no local de trabalho ela deve procurar outro medidor para fazer uso do produto.

Não conseguimos fazer uma medida correta da quantidade do produto em uma colher. Seja ele líquido ou em pó para dissolver. Isso acontece porque as colheres não tem uma medida fixa.

Existe uma tentativa de padronização destas medidas e oficialmente a colher de sopa deveria conter 15 ml. A colher de sobremesa deveria conter 10 ml, a colher de chá deveria conter 5 ml e a colher de café deveria conter 2 ml.

Mas, Você pode fazer uma experiência: Utilizando uma seringa de 20 ml, retire a agulha e coloque água na marca de 15 ml. Transfira para a colher de sopa. Veja com quantos ml ela ficou cheia. Faltou ou sobrou água?

Eventualmente pode até acontecer de uma ou outra colher ficar cheia com os 15 ml, mas o mais comum é a colher ficar cheia com menos de 15 ml ou faltar água para encher a colher, o que caracteriza que a colher cheia teria mais de 15 ml do produto.

Mesmo que a colher que utilizar fique cheia com exatos 15 ml isso não significa que você deveria criar o hábito de utilizar colheres para tomar produtos para a saúde porque as colheres são diferentes. A colher que você tem em casa certamente será diferente da que encontrará em seu local de trabalho ou em um restaurante.

Faça o teste com diferentes marcas ou tipos de colheres e comprovará.

No caso da medida de produtos em pó que depois devem ser dissolvidos em água a utilização de colheres para medir é ainda mais complicada porque dificilmente conseguimos pegar a mesma quantidade.

A colher pode ficar mais cheia ou mais vazia, ou seja, o monte formado pelo pó fica mais alto ou mais baixo. Produtos para a saúde que o fabricante recomenda uma quantidade exata de uso geralmente vêm acompanhados de um medidor.

Use sempre o medidor que vem na embalagem. Evite o uso de colheres. As colheres podem apresentar um erro de 20 a 30%.

Exemplo: Uma colher que deveria conter 15 ml em média contém 12 ml. Então, se utilizar uma colher estará administrando uma quantidade menor do princípio ativo e você estará correndo risco de não ter sucesso no tratamento.

Pode acontecer uma piora nos sintomas e, evidentemente você gastará mais dinheiro com um novo tratamento. Utilize sempre o copo medida, colher medida ou medidor que acompanha o produto ou em caso de produtos líquidos, utilize uma seringa (sem a agulha, claro… rsrs).

Em média uma seringa custa 2 reais. É um ótimo investimento para a sua saúde.

Envie seu comentário