Diário da Drogaria – 001 – Você Escova Os Dentes Após Tomar Xarope?

Diário da Drogaria – 001 – Você Escova Os Dentes Após Tomar Xarope?


DIÁRIO DA DROGARIA – #01 Você Escova Os Dentes Após Tomar Xarope?

Olá! Sou Wilson Coimbra, Farmacêutico-Bioquímico responsável pelo Diário da Drogaria e pelo blog AtualizacaoFarmaceutica.com.br

Você Escova Os Dentes Após Tomar Xarope?

Pode parecer um exagero, mas devemos sempre escovar os dentes após tomarmos um xarope. A maioria dos xaropes é feito com muito açúcar. Mais de 30% do xarope é açúcar. O açúcar é utilizado para mascarar sabores desagradáveis e também é um conservante para evitar a contaminação do xarope.

Quando você toma ou administra um xarope para uma criança é como se estivesse comendo um pequeno pedaço de doce. Se não escovarmos os nossos dentes ou se não escovarmos os dentes de uma criança que acabou de tomar um xarope criamos na boca um ambiente favorável para o aparecimento de cáries.

Caso não seja possível que a criança escove os dentes após o uso do medicamento, fazer um simples bochecho com água já pode diminuir os riscos.

O que acontece é que os pais de crianças que estão doentes, geralmente são menos rigorosos com a higiene bucal de seus filhos, pois a criança já está sofrendo com a doença e com as diversas horas de tomar a medicação, que muitas vezes ocorre de madrugada, acabam liberando a criança desta tarefa de levantar da cama para ir escovar os dentes.

Crianças com infecções crônicas e que necessitam ingerir frequentemente antibiótico sob a forma de xarope, devem ter um bom controle de higiene bucal, pois correm o risco de ter cáries por causa do veículo do antibiótico, que é açucarado.

Isso ocorre porque o medicamento, administrado de 6 em 6 horas ou de 8 em 8 horas, às vezes no período da madrugada, combinado com uma baixa na higienização bucal pode aumentar o risco de desenvolver a cárie.

Portanto, o xarope em si não causa a cárie, mas quando combinado à má higiene bucal, pode aumentar o risco de desenvolver a doença.

Existe alguma maneira de diminuir o risco de cárie quando administrar um xarope? Sim. Sempre realizar a higiene bucal após cada dose da medicação. No mínimo, pedir a criança para fazer um bochecho com água e engolir e se ela não conseguir bochechar, limpar os dentes com uma fralda de tecido ou gaze umedecida em água filtrada.

Por favor, acesse a nossa página para ter mais informações sobre a ESCOLA UNIDARMA. Clique no link ou basta digitar no seu navegador: bit.ly/acessoescolaunidarma na página você vai ter um formulário para se cadastrar GRATUITAMENTE na NEWSLETTER da UNIDARMA.

Tenha Um Ótimo Dia!

Envie seu comentário